Cuidado ao postar sobre a sua felicidade. A inveja tem facebook, twitter, alerta no gmail e acesso aos arquivos do google.

19/08/2011

“Não divulgue sua felicidade”…..A Inveja tem Facebook! Vi esta frase no twitter e lembrei que já falei sobre sobre o assunto neste coco pequeno, há quase quatro anos,  ao refletir sobre a expressão inveja boa. Ontem também vi um busdoor da Igreja Universal convocando os fieis para combater o monstro com vela (e dízimo).

Futucando mais, achei esta outra ótima de Zuenir Ventura: “O ódio espuma. A preguiça se derrama. A gula engorda. A avareza acumula. A luxúria se oferece. O orgulho brilha. Só a inveja se esconde”

Repito então 0 trecho principal  do texto publicado aqui em setembro de 2007:

Admiração sempre me pareceu uma definição incompleta. Também não vale a  máscara atenuada pelo complemento boa. Inveja boa não existe. Às vezes, o sentimento vem como  um pouco mais que admiração. Tratei de ir mais fundo. E a sugestão veio de Soraya. Tem que ler.
Fui ao  texto de Renato Mezan, Sobre a Inveja, publicado no velho e bom Os Sentidos da Paixão. E aí a leitura acaba trazendo conhecimento, esta praga que diminui nossas certezas.
O cara começa com um conto de Clarice Lispector, do livro A Legião estrangeira, onde ela narra o sentimento de inveja de uma menina ao descobrir um pintinho na casa da vizinha. A menina quer aquele pintinho. Mais. Não serve outro. Mais. Ela quer também tirar o bicho da outra. Mais: “não estivesse eu ali, ela roubava minha pobreza também”, diz a narradora. A inveja quer mais, sempre mais, quer tudo. Quer a nossa alegria.
Mas o melhor do texto até onde eu li é a revelação de que a palavra inveja traz na raiz o verbo ver. E esta raiz está presente também em outras línguas, como o russo, por exemplo, em que os verbos ver e invejar tem “vid” na raiz. E inglês e francês têm também o v pelo meio. Do olhar invejoso talvez derive a expressão olho gordo, olho de seca pimenteira. Ou, o que os olhos não veem o coração não sente. Ou seja, o mesmo olhar, fonte também do desejo. Mas aí já é outro livro da mesma série.
Voltando ao Mezan, ele  me assustou com o destino dos invejosos em Dante, em cujo purgatório os invejosos  têm os olhos cosidos com fios de arame.

E ataca de Ovídio:  “A inveja habita no fundo de uma vale onde jamais se vê o sol… Ela ignora o sorriso, salvo aquele que é excitado pela visão da dor”.

Bom, não cheguei nem à metade do texto, mas já encontro uma certa dificuldade em admitir que sou este monstro. Não, definitivamente este tipo de inveja não sinto. Pé de pato, mangalô, três vezes. Sai pra lá olho gordo.

About these ads

3 Respostas to “Cuidado ao postar sobre a sua felicidade. A inveja tem facebook, twitter, alerta no gmail e acesso aos arquivos do google.”


  1. Não existe “inveja boa” ou “inveja branca” ou com qualquer adjetivo que lhe apliquem. Inveja é inveja, é o maior dos males e, segundo Dante em sua Divina Comédia, passível de um castigo à altura: “costurar as pálpebras com arame para que o invejoso (seja de que cor ou estilo for) fique sem poder ver mais seu objeto de inveja. Castigo dos castigos! Merecidíssimo!

  2. linnealves Says:

    Bom eu escrevi um texto hoje, e que comento que rola uma “inveja boa”, não que na verdade o sentimento não seja negativo, mas nesse caso ele não está triste pela pessoa estar feliz e sim por ela não estar.. dah pra entender mais ou menos? Bom tah aqui o que eu tentei dizer: http://monologando.com/2012/09/12/mulheres-e-suas-neuras/ rs

  3. Chorik Says:

    Ter inveja é inevitável. Alimentá-la constantemente é o problema. Assim como a cobiça, sua irmã gêmea, é algo que se sente e deve ser substituída por um conformismo, uma resignação e outros atributos divinos que revelem o convencimento de uma autossuficiência, ainda que não se a tenha.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 52 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: