Um rapaz velho e cansado

Estou em Fortaleza, Ceará. Foi uma viagem de última hora, a trabalho, atrapalhou a rotina da casa, sobrecarregou Soraya, me roubou o café da manhã de aniversariante amanhã, mas trabalho é trabalho e, é preciso confessar, gosto muito de viajar. Pra qualquer lugar. Mesmo por um dia.

E hoje viajei também aos meus 20 anos, menos de 20 anos, quando peguei a estrada de mochilha e passei rapidamente por aqui em direção a Natal. Ao pesquisar no google para ver o local para onde eu deveria ir, notei que o bairro se chama Mucuripe e aí não tem como não lembrar dos versos de Fagner e Belchior. Não sabia que as velas de Mucuripe eram tão urbanas.

—–

No táxi, o motorista falou da Praia do Futuro e aí de novo veio a trilha sonora dos meus 20 anos. Aldeia, Aldeota, o farol velho e o novo, os olhos do mar e as duas velhas canções ficaram na minha cabeça o dia todo.

Meu irmão Dine está decidido a vir morar nesta cidade. Decisão acertada. Ao sair da jornada de trabalho embarquei num coletivo e liguei meu automático de peregrino. Fui peguntando aqui e ali, me deliciando com o sotaque, até descobrir uma pousada em conta, modesta, mas com o básico e mais internet, entre o centro e a praia de Iracema, numa área residencial, com crianças brincando na rua e pessoas nas calçadas. E ainda perto do Centro Cultural Dragão do Mar, uma estrutura engenhosa, interligada por passarelas e que ainda abriga um planetário. Por que Salvador não tem um planetário?

Enfim, estou aqui, à beira dos 51, mergulhado nas  lembranças e com saudade dos meus dias que ainda terei com a renca nesta cidade. E, quem sabe, Jericoacoara.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=2845230606643&set=a.1137311949744.2020128.1135737937&type=1

Deixe um comentário

