Vilarejo

A programação era viajar para Iacu hoje à noite, mas está tarde, melhor amanhã cedo. Viajo então ao meu vilarejo de 1500 habitantes. Ali conheço quase todo mundo. Cotidianamente vou ao meu vilarejo, converso com as pessoas, digo alguma coisa, repasso o que me disseram ou que ouvi por acaso. E ouço, ouço muito.
Tem dias que a prosa me enjoa, é repetitiva, cansativa, óbvia. Mas a pluralidade dos habitantes e o mix total das cabeças trazem sempre surpresas agradáveis, boas lembranças e principalmente esperança, alguma esperança na humanidade.
Tem muita poesia, muita música, tem bom humor, coisas bobas e deliciosamente bobas e divertidas.
No vilarejo estão minha renca, parte da minha família dos interiores, parte significativa do meu passado, infância, adolescência e amores. Lá estão até ídolos meus, que me deram a honra de participar do vilarejo deles também.
Tem pessoa que nunca vi mais gorda, mas já ouvi a voz e acompanho a vida há anos. Tem outras que desconheço até a voz, mas sei o que anda pela alma delas.
Gosto especialmente do meu vilarejo nas madrugadas, quando encontro muitas almas gêmeas insones.
Não gosto de falar diretamente com pessoas do meu vilarejo, esta conversa me cansa. Gosto de falar por tabela, ao registrar meu gosto pelo que ela falou, ao receber o aceno positivo pelo que falei.
Não consigo me conceber daqui pra frente, na velhice até, sem estas 1500 almas, uma bela amostragem do mundo. Vasto mundo que habita meu vilarejo.

 

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=4615662386331&set=a.1137311949744.2020128.1135737937&type=1

Deixe um comentário

