Realidade ou ficção?

16/08/2013

arnaldo

Mentira, assim como palavrão, pode ser nefasta ou deliciosa a depender da intenção, do tesão e do contexto.

Cometi uma inverdade aqui causada também por minha memória estragada, explicada cientificamente naquela camiseta “Estive em Amsterdã e me lembro vagamente”.

A meu favor conta ainda a lenda de que gente grande na arte da escrita também inventa nas memórias, mistura fatos e personagens. Foi o que aconteceu comigo.

Sempre acreditei, e  Luísa é prova disso – lembra desta história desde pequena – que a explicação da origem do nome da planta Hera (Era pra nascer no chão mas nasceu na parede) fora dita a mim por Luis, filho do meu amigo irmão Josias, aos três anos de idade.

Acredito tanto que construí, como um autêntico mitômano, o cenário em que ele me disse isso, montado em meu cangote, perto da rodoviária de Feira de Santana. Não só acreditei como convenci o próprio Luis e seus pais da veracidade da história.

Ao conversar ontem por telefone com Alberto Betão Freire, outro amigo-irmão como Josias, fui lembrado que a frase é de autoria de Victor, que tem mais ou menos a idade de Luís.

Luluí Luiza Cardoso, mãe zelosa que tudo anotou no caderninho do primeiro filho, protestou bem-humorada. E até me perdoou.

Enfim, só me resta a esperança de os dois terem sido os autores. Afinal são dois sobrinhos dos mais brilhantes da minha renca de sobrinhos geniais.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10200359201039385&set=a.1137311949744.2020128.1135737937&type=1

Foto: http://tinyurl.com/mazyl3t

Deixe um comentário

