Morremos também

Irritação. É este meu  sentimento diante da notícia de morte de pessoas próximas.
É irracional, sei, é tolo.
É como se irritar com o anoitecer de cada dia.

Minha irritação vem da constatação de que o morto leva parte da gente que fica. Ninguém morre sozinho. Cada parte da gente é  enterrada a cada perda.

Invejo a religião nestas horas. Invejo a fé das pessoas em futuros reencontros. A gente até permanece reverberando nas próximas gerações, nossos erros e acertos de alguma maneira influem no futuro. Mas a identidade de cada um, esta cara e este nome são combinações datadas. E o fim é o fim mesmo.

Desde os cinco anos viajava para Minas, para férias na casa de tio, tia e seis primos. Um deles, Ellizeu, morreu ontem num acidente de moto. Há muito não via Elizeu, talvez não o encontrasse tão cedo, mas havia sempre uma possibilidade que desde ontem não existe mais.

Da casa de oito pessoas, tio, tia e seis primos, só posso compartilhar hoje com três delas as lembranças sobre o peitoril onde se reuniam todos depois do jantar, sobre o arroz de pequi, as noites estreladas, o leite no curral, a gamela de coalhada, o rio, as mangueiras, os pés de jenipapo, as boiadas, as gavetas velhas com esporas de galo. Consigo ouvir a voz de tia Odete chamando lá de dentro: – Ô  Zeu…

Daqui a alguns anos, caso  permaneça mais tempo por aqui, poderei não ter nenhum dos oito daqueles dias de infância para compartilhar as lembranças. Talvez não seja a maior tragédia da longevidade ficar só. Tragédia mesmo é permanecer com as lembranças sem testemunhas.

Anúncios

Uma ideia sobre “Morremos também

  1. Fernando Beckerath

    Muito sensível e precisa a sua reflexão sobre o adeus! Também eu, me sinto traído por quem se foi.
    Acho que somos egoístas demais para permitir que o outro parta antes de nós.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s