96

21/08/2014

Ómnibus  (Bestiario, em português)

Ler depressa, comer depressa, trepar depressa, viver depressa, nunca deu certo. E ao ler depressa este conto, perdi detalhe crucial, um dos fundamentais para viajar melhor neste ônibus tão estranho e tão igual aos que nos acostumamos a pegar em qualquer cidade, a qualquer tempo.

Se você pretende ler o conto, pare por aqui. E aproveita para ler ouvindo o texto original neste vídeo. Bom demais para o ritmo e o entendimento.

Se quiser saber sobre minha desatenção, não notei um detalhe: todos, todos os passageiros  carregavam flores. Só soube disso ao ler sobre o conto e ao reler com atenção. Tá lá dito com todas as letras, embora aos poucos, e neste trecho, explicitamente: “Es natural que los pasajeros miren al que recién asciende, está bien que la gente lleve ramos si va a Chacarita, y está casi bien que todos en el ómnibus tengan ramos.” 

Mas o que você tem a ver com minha pressa, o meu esquecimento, o que eu li?

Confesso que acho estupidez correr pra cá e escrever sobre cada um dos contos lidos.

Mas encaro como uma retribuição por  informações que me foram úteis ao me interessar por eles. É uma forma nova de ler, de compartilhar, de reunir e disponibilizar o que ajudou no entendimento. 

 

 

Falar em versão,  é impressionante a quantidade de releituras em vídeos do conto. Basta buscar por  “ómnibus cortázar” no youtube. Se fosse fazer um vídeo com releitura, trocaria as flores por smartphones.

Faltam 96: https://licuri.wordpress.com/2014/08/17/99-contos-argentinos-para-ler-antes-de-morrer/

Deixe um comentário

